Existe um antigo ditado que diz “se você é a pessoa mais inteligente dentro de uma sala, possivelmente você está na sala errada”. Apesar de sensacionalista, ela possui uma mensagem muito importante: se você é a melhor pessoa dentro de uma sala, se todos ali concordam com você, se ninguém o questiona, ou você está na sala errada ou está cercado das pessoas erradas. 

A diversidade é justamente o elemento que permite que esse tipo de coisa não aconteça. Em um ambiente diversificado, encontra-se diferentes vivências, pontos de vista, ideias e opiniões, e é justamente isso que permite a evolução e as melhorias que toda empresa precisa. 

História

Até pouco tempo atrás, era comum que um ambiente corporativo fosse dominado por um grupo homogêneo de pessoas. Na época, isso não era algo negativo, e também não existia um interesse das autoridades e da sociedade em cobrar e fiscalizar a representatividade nos estabelecimentos. E isso demorou certo tempo a acontecer.

As mulheres, por exemplo, só passaram a ter seus direitos trabalhistas garantidos por lei a partir da Constituição Brasileira de 1932. 

Entretanto, foi justamente com os movimentos por direitos humanos, igualdade e, principalmente, com um interesse maior da população neste assunto é que as coisas começam a se transformar. 

E aproveitando que o dia 21 de março representa o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Internacional pela Eliminação do Racismo, trouxemos alguns pontos importantíssimos sobre a importância da diversidade dentro do ambiente de trabalho e algumas iniciativas que valem a pena conhecer. 

A diversidade enriquece

Como mencionado antes, contar com diferentes pontos de vista permite o surgimento de novas ideias e novos questionamentos, o que pode auxiliá-lo(a) a melhorar seu produto/serviço – algo extremamente enriquecedor para uma companhia, desde que os colaboradores possuam liberdade para se expressarem, é claro.  

Imagine, por exemplo, que uma startup de passagens de ônibus precisa elaborar uma campanha institucional. Se a sua equipe de comunicação e marketing é composta apenas por pessoas com condição de vida mais elevada e que, por isso, nunca andaram de ônibus, a proposta da campanha dificilmente será assertiva, já que eles não conseguirão compreender as dificuldades, as vantagens e a linguagem do público que consome o produto que estão vendendo. 

Em um time diversificado, com pessoas qualificadas, mas originadas de diferentes camadas sociais, o projeto poderia ter um resultado muito mais rico e completo, pois mais de uma visão de mundo estaria sendo levada em consideração, promovendo a conexão do público com a marca. 

Além disso, sabe quando você assiste a um comercial que soa muito preconceituoso e pensa: “será que não tinha ninguém ali na equipe para avisar sobre como isso poderia soar?” Exatamente! Uma equipe diversificada ainda se torna um forte pilar para evitar erros grotescos, por permitir que aconteçam análises sensíveis das propostas a serem divulgadas. 

Inovação e criatividade

Tudo isso também acaba fortalecendo ainda mais valores como a criatividade e a inovação, não só pelos diferentes pontos de vista que são agregados, mas principalmente pelo ambiente. Um colaborador se sente muito mais disposto a crescer e mais incentivado a ter novas ideias quando está num ambiente como este, influenciado por outros colegas e vice-versa, justamente porque sente que possui a liberdade para se expressar. 

Ambientes diversificados, quando são saudáveis, promovem o bem-estar e a moral de toda a equipe. 

Consequentemente, o resultado disso tudo é um maior nível de engajamento e menor rotatividade dos funcionários. 

Liderança de destaque

Em nossos conteúdos, batemos muito na tecla da liderança, a sua importância, a liderança ágil x frágil, e assim por diante. Neste caso, não poderia ser diferente. O mundo passa cada vez por mais e mais mudanças e, se um dia essa questão não era relevante para um líder, agora é. Agora o tempo passou e as pessoas, de fato, cobram as empresas por promover essas mudanças tão essenciais. 

Um líder que não busca a diversidade se tornou um líder ultrapassado. 

Portanto, se você deseja que sua empresa também seja referência em liderança e gestão de pessoas, faça questão de BUSCAR a diversidade e trazê-la para dentro do seu escritório. Pega bem para a sua imagem e para o desempenho da sua equipe. 

Yes, She Codes 

Alguns anos atrás, o Nubank – cuja CEO é uma mulher, Cristina Junqueira – percebeu que sua equipe ligada à área de tecnologia, desenvolvimento e engenharia de software era majoritariamente composta por homens. A partir disso, um dos maiores unicórnios do Brasil decidiu lançar um programa voltado apenas para mulheres da área. 

Em apenas 3 anos, o projeto envolveu mais de 6 mil mulheres, das quais as que mais apresentavam potencial e se encaixavam com o perfil da empresa foram selecionadas para integrar o quadro de funcionários! 

Programa de trainees Magalu 

Em 2020, a Magalu lançou um programa de trainees voltado apenas para pessoas negras. Entre uma chuva de críticas, elogios e comentários, 19 pessoas foram selecionadas para participar naquele ano. 

O que muitos não enxergavam na época, porém, é que essa não era uma iniciativa com o objetivo de privilegiar um grupo de pessoas, justamente pelo contrário: em 2019, a quantidade de pessoas negras em cargos de liderança estava na faixa dos 16%.

De acordo com os dados levantados posteriores ao programa de trainees, o número subiu para 47% nas lojas e 21% nos escritórios, ou seja, a Magalu viu um ponto fraco em seu negócio, que era a falta de diversidade, e decidiu criar uma campanha que amenizasse essa situação e promovesse a diversidade em seu ambiente de trabalho. 

Instituto Mano Down 

O Mano Down é uma fundação sem fins lucrativos que promove e permite a autonomia de pessoas com síndrome de down. O instituto define sua missão como: “promover a diversidade, ações voluntárias, investimento social e dar oportunidades para pessoas com deficiência intelectual, com a contratação de profissionais com deficiência ou serviços Mano Down”. 

No último ano, o Mano Down decidiu premiar seus parceiros mais importantes com o selo “Empresa Amiga”, dentre elas estão grandes companhias como o Banco Inter e a UNILEVER. Ou seja, grandes corporações já estão buscando programas assim, o que evidencia a importância de ações como essa. 

🕹️ Dica da Move: o filme “Estrelas Além do Tempo”, dirigido por Theodore Melfi e lançado em 2017, conta a história de três mulheres negras, durante o período da Guerra Fria, cujo trabalho se tornou fundamental para a conquista dos Estados Unidos na corrida espacial.

Compartilhar: