Confesso que esse é um título um pouco estranho para um texto, (rsrs) mas vale a pena, é atualizadinho (rsrs).  

Sabe aquela frase épica que ouvíamos dos nossos pais, chefes e pessoas da geração X e Baby Boomers: “Quando você entra na empresa, deixe seus problemas do lado de fora”? Já deve ter ouvido isso em algum momento da sua vida. Foi uma frase que caminhou bem em seu reinado até os anos 90 e em algumas empresas ainda faz sucesso. 

Mas falaremos aqui de empresas com perfil focado na Transformação digital, essa frase já foi “cancelada” com sucesso. Graças aos Deuses e para complementar o assunto, uma outra entrou para reforçar a mudança que está acontecendo: “contrate caráter e treine habilidades”. Quando leio essa frase, para mim fica evidente que uma pessoa de caráter é uma pessoa que trás consigo a humanidade que há nela para o ambiente de trabalho, não necessariamente a verdade nua e crua, mas uma pessoa que acerta, erra, pede desculpa e é honesta consigo e com os demais.  

Esse é o momento em que estamos contratando sim o ser humano por trás de todas as suas certificações, todas as suas experiências e suas soft skills estão sendo muito mais valorizadas, sabe por quê? Porque conhecimento qualquer inteligência artificial pode ter mais que um humano, agora, o carisma, a realização com satisfação, a arte de se moldar conforme o cenário, precisa daquele toque humano. 

É impossível uma mãe com filho doente trabalhe e entregue o mesmo resultado comparado a um dia normal. É impossível esperar que a pessoa deixe seus problemas fora do ambiente de trabalho e venha como se fosse uma máquina que vira a chave e dê o mesmo resultado. Quando falamos de treinar as habilidades também podemos ajudar o profissional a treinar sua habilidade de acolher, ouvir e ter a empatia, independente do outro ser um colega ou o próprio cliente. Da mesma forma que, se formos líderes de empresas, podemos acolher, entender o momento, ouvir e ser alguém que demonstra interesse genuíno e não somente no resultado. 

Nas entrevistas nesse momento procuramos sim profissionais que tenham o conhecimento técnico, mas procuramos também aqueles que possuem capacidade de agir com empatia, se comunicam com clareza e cordialidade, se esforçam para ajudar a solucionar problemas e consigam se moldar às necessidades (flexibilidade). Essas soft skills são básicas valorizadas nesse momento e para isso precisamos saber mais sobre você como ser humano. É assim que captamos se o profissional vai “dar match” com a vaga, empresa ou função, sabendo mais como ele lida com o que acontece na vida de verdade e não somente na empresa. 

Se você for participar de uma entrevista é importante saber falar sobre seus conhecimentos mas é muito importante falar sobre seus valores, sobre o que sabe fazer e como sabe fazer um trabalho, sobre como foram suas experiências não só nas empresas, mas como ser humano, como solucionou problemas, como conquistou aquele cliente ou colega que desafiava sua forma de agir, como se coloca no lugar do outro, como atua em ambientes dinâmicos, como se sente à vontade para executar as atividades que está se propondo por 8 horas do seu dia se sentindo satisfeito, realizado ou com o mínimo de estresse. Não estou romantizando o trabalho, mas você também tem direito de ter suas condições respeitadas para manter sua sanidade. 

E se não der certo, avalie se compensa mudar, se isso não fere seus valores e assim se renove e comece de novo, mas sendo humano! Afinal, queremos saber sobre você!

 

Sobre o Autor:

”Fernanda Fernanda Marques é coordenadora de gestão de pessoas, coach de líderes e conselheira de stakeholders internos. Também é professora, atriz, cantora e mãe de pet.

Instagram: @fernanda.marquesrh

 

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