Se você chegou até aqui, é porque já sabe que a Inteligência Artificial está alcançando cada vez mais pessoas e empresas, além é claro da modernização e automação de tarefas do dia a dia.  

E para aqueles que não querem ficar de fora da inovação, criamos este artigo com 7 ferramentas de IA que podem otimizar a sua empresa e agilizar a sua rotina empresarial e, se você for criativo, a sua rotina pessoal.  

A importância de estar por dentro das inovações  

A Inteligência Artificial está em constante evolução, e está entre os principais assuntos mais falados dos últimos meses, principalmente o ChatGPT, que vem ganhando muito destaque e usuários em todo o mundo.  

As IAs podem auxiliar em diversos contextos do dia a dia empresarial, como:  

  • Geração de imagens e textos;  
  • Criação de apresentações;  
  • Esclarecimento de dúvidas;  
  • Otimização da Experiência do Usuário;
  • Automatização de rotinas.  

E o principal fator que a Inteligência Artificial pode ajudar é com a otimização de tempo, afinal elas produzem itens e conteúdos com maior rapidez do que os profissionais da área, o que nos leva ao próximo tópico. 

A Inteligência Artificial é capaz de substituir um especialista?  

Muitos profissionais estão começando a ter medo do futuro que nos aguarda, mas a IA não consegue abordar tudo, como a humanização, a empatia, originalidade e experiência. Por mais dados que uma IA possa obter, ela ainda não é treinada o suficiente para entender verdadeiramente os sentimentos e sensações humanas. 

Ou seja, a Inteligência Artificial não é capaz de tomar decisões complexas e não saberá analisar uma situação com base na ética e empatia pelo próximo. Ao invés de substituir profissionais, ela poderá tornar-se um auxílio para facilitar a profissão, além de gerar novas profissões baseadas no gerenciamento, análise e supervisão de IAs.  

As 7 IAs que você precisa conhecer 

  • ChatGPT: Precisando de ajuda para tirar dúvidas rápidas? Buscando otimizar tempo de pesquisa e análises? O ChatGPT pode ser o seu maior aliado. Essa ferramenta de IA utiliza tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (NLP), para fornecer respostas contextuais e interagir de maneira inteligente com os usuários. Na sua empresa, ela pode ser utilizada para otimizar o atendimento com o público, garantir respostas frequentes, fornecer suporte personalizado, trazer novas ideias e, principalmente, potencializar os processos de comunicação.  
  • Bing/Create (DALL-E): O Bing/Create também conhecido como DALL-E, é uma poderosa ferramenta de IA desenvolvida pela Microsoft. É utilizada para gerar imagens realistas com base nas descrições textuais que você faz. Por exemplo, se precisa de uma imagem de um unicórnio tomando suco de uva, seria extremamente complicado encontrar, mas com o DALL-E você pode criá-la em alguns minutos.  
  • Bard (Google): A IA desenvolvida pelo Google ganhou o nome de Bard, e serve para a geração de textos. Pode ser utilizado para auxiliar com a criação de artigos, resumos, conteúdos de marketing, e-books e muito mais. Dessa forma, você garante mais rapidez para criar conteúdos textuais.  
  • Midjourney: O Midjourney é uma plataforma de IA voltada para a otimização de experiência do usuário em sites e aplicativos. Através dele é possível analisar comportamento de usuários em tempo real, o que ajudará a fornecer insights valiosos para as estratégias de crescimento da sua empresa.  
  • Adobe Photoshop Express: O Adobe Photoshop Express é um software de edição de imagens que utiliza recursos de IA para facilitar o processo de edição. Ele possui uma versão gratuita que oferece ótimas funcionalidades, como correção de cor, remoção de ruídos e muito mais, o que possibilita a otimização de imagens de maneira acessível. 
  • Canvas e Hubspot (Assistente de textos): O Canvas, conhecido por sua acessível maneira de edição de imagens e postagens, e o Hubspot, software para inbound marketing, já são populares, mas agora eles também oferecem otimização de IA. Essas ferramentas auxiliam na criação de conteúdo persuasivo, sugerindo palavras-chave relevantes, ajustando a estrutura e oferecendo dicas para aprimorar a escrita.  
  • Speech-to-Text: Oferecido pelo Google Cloud, esse serviço utiliza tecnologia avançada de reconhecimento de fala para converter áudio em texto. Ou seja, se você recebe muitos áudios e colocar na velocidade 2x já não é mais suficiente para otimizar o seu tempo, então essa pode ser a IA ideal para você: transforme podcasts e áudios longos em texto, para fácil compreensão.  

Utilize as IAs na sua vida  

Com o avanço das IAs, é possível otimizar o seu tempo e a sua vida. Elas estão evoluindo cada vez mais e oferecem diversas oportunidades para melhorar as rotinas empresariais, principalmente se você conseguir combiná-las. Por exemplo: você pode transcrever um áudio pelo Speech-to-text e depois corrigi-lo e aprimorá-lo pelo ChatGPT.  

Pode criar imagens no DALL-E e a redação de texto no Bard. Tudo pode ser combinado para alavancar ainda mais o seu negócio.  

À medida que a tecnologia continua avançando, é fundamental que empreendedores e empresas acompanhem essas tendências e aproveitem o poder da inteligência artificial para impulsionar o crescimento e o sucesso de seus negócios. Mas não se esqueça de também investir nos profissionais certos para operar e supervisionar os serviços oferecidos pelas IAs.  

Próximos Passos 

Se você deseja conhecer mais sobre as IAs, confira o nosso e-book com 21 ferramentas de IA para a sua empresa

Já para quem gosta de aprender na prática, teremos o curso ”Descomplicando a I.A.” que será realizado no dia 31 de agosto, você pode conferir tudo sobre o curso, clicando aqui. 

Você também pode participar do nosso grupo de discussão de IA no WhatsApp! 

Qualquer dúvida, estamos à disposição nas nossas redes sociais!

Compartilhar: