Como turbinar seus Prompts no ChatGPT?

Para otimizar o uso do ChatGPT, nosso artigo traz dicas valiosas de engenharia de prompt. Essas orientações abrangem desde a importância de formular comandos claros e específicos até a adoção de uma abordagem iterativa para refinamento contínuo. Além disso, sugerimos aqui algumas técnicas como fornecer contexto detalhado, ancorar os prompts com exemplos, e incentivar múltiplas alternativas para extrair respostas mais precisas e criativas do ChatGPT. Essas estratégias são essenciais para quem deseja aproveitar ao máximo as capacidades dessa ferramenta de IA, aplicando-a de forma eficaz em variados contextos profissionais e criativos.

 

Por onde começo?

1- Para começar, é simples: basta criar uma conta no site oficial do ChatGPT, seguir as instruções iniciais e começar a explorar as possibilidades.

2 – Se é sua primeira vez, clique em “Sign up” para criar uma conta, inserindo um e-mail válido e escolhendo uma senha.

3 – Uma vez logado, você receberá instruções iniciais; siga-as cuidadosamente e escolha uma categoria de uso antes de começar a interagir.

 

13 dicas para seus Prompts

  1. Seja preciso nos pedidos: Formule suas solicitações de maneira clara, especificando o formato, o tom e o resultado desejado. Exemplo: Substitua “Me ajude a melhorar meu tempo.” para “Dê-me três técnicas específicas de gerenciamento de tempo para aplicar durante o trabalho remoto.”
  2. Enriqueça com contexto: Forneça o máximo de informações relevantes para contextualizar sua solicitação, ajudando o ChatGPT a compreender melhor o cenário e os objetivos desejados. Exemplo: Substitua “Escreva um e-mail de vendas.” para “Escreva um e-mail de vendas para nosso novo software de gestão de projetos, destacando como ele facilita o trabalho remoto para equipes de TI.”
  3. Questione com inteligência: Construa suas perguntas de forma a delimitar o escopo de atuação do ChatGPT, guiando-o para respostas mais precisas e alinhadas com suas expectativas. Exemplo: Substitua “Como economizar dinheiro?”para “Quais são as cinco melhores estratégias de economia de dinheiro para recém-formados com dívidas estudantis?”
  4. Utilize exemplos para ancoragem: Inclua exemplos concretos nos seus prompts como referência, orientando o ChatGPT sobre o tipo de resposta ou criatividade que você busca. Exemplo: Substitua “Crie um slogan para meu negócio.” para “Crie um slogan para meu café no estilo do ‘Think Different’ da Apple, enfatizando a comunidade e a sustentabilidade.”
  5. Imponha limites: Restrinja suas solicitações definindo limites claros, como um número máximo de palavras ou caracteres, para obter respostas concisas e focadas. Exemplo: Substitua “Dê conselhos sobre escrita.” para “Liste três conselhos sobre escrita criativa em no máximo 50 palavras.”
  6. Estruture em fases: Organize solicitações complexas em etapas sequenciais, facilitando o entendimento do ChatGPT e melhorando a qualidade das respostas. Exemplo: Substitua “Como lançar um produto?”para “Primeiro, descreva como identificar o público-alvo de um novo software educativo. Depois, explique como adaptar a mensagem de marketing para esse público.”
  7. Solicite várias opções: Peça múltiplas alternativas para uma mesma questão, estimulando a criatividade e obtendo uma diversidade de respostas para avaliação. Exemplo: Substitua “Crie um título para meu artigo.” para “Sugira cinco títulos criativos para um artigo sobre as tendências de tecnologia em 2024.”
  8. Experimente com o tamanho do prompt: Varie o comprimento dos seus prompts para encontrar o equilíbrio ideal entre detalhamento do contexto e clareza das respostas. Exemplo: Substitua “Conte uma história.” para “Conte uma história de aventura de 200 palavras sobre um explorador em Marte procurando sinais de vida antiga.”
  9. Adote uma abordagem iterativa: Refine e ajuste seus prompts com base nas respostas recebidas para aprimorar os resultados. Exemplo: Substitua “Explique a fotossíntese.” para “Com base na explicação anterior, como a fotossíntese difere nas plantas de climas áridos?”
  10. Personalize a resposta: Use as respostas como ponto de partida e modifique-as para adequá-las às suas necessidades específicas e ao estilo desejado. Exemplo: Substitua “Como iniciar um negócio?” para “Usando a resposta anterior, adapte os passos para iniciar um negócio de e-commerce de moda sustentável.”
  11. Priorize a clareza e a objetividade: Construa prompts que sejam diretos e objetivos, evitando ambiguidades. Uma comunicação clara e direta tende a resultar em respostas mais precisas e úteis. Exemplo: Substitua “Dicas de estudo.”para “Forneça três dicas específicas para melhorar a concentração durante sessões de estudo de duas horas para exames de direito.”
  12. Explore variações temáticas: Para evitar respostas repetitivas e estimular a criatividade, crie variações nos temas dos seus prompts. Isso ajuda a descobrir novas perspectivas e ideias que o ChatGPT pode oferecer, enriquecendo o conteúdo gerado. Exemplo de tema original: “Dicas para ser mais produtivo.” Variação temática: “Forneça dicas de produtividade para escritores que lidam com bloqueio criativo.” Outra variação: “Liste dicas de produtividade específicas para desenvolvedores de software trabalhando em home office.”
  13. Itere e aperfeiçoe: Continuamente teste, ajuste e refine seus prompts para melhorar sua habilidade em obter respostas úteis e precisas do ChatGPT. Exemplo: Substitua “Escreva instruções de culinária.” para “Refine as instruções para incluir dicas sobre como fazer o prato ser adequado para uma dieta keto.”

⭐ Dica Bônus – simplificando termos técnicos com IA: Muitas vezes, nos deparamos com mensagens repletas de jargões e termos técnicos, especialmente em campos como o jurídico, que podem ser difíceis de entender. Ao pedir que a IA simplifique e explique os termos em linguagem acessível, podemos tornar o conteúdo compreensível para todos, independentemente de sua familiaridade com o assunto.

Exemplo de prompt: “Por favor, reescreva a seguinte mensagem, simplificando os termos técnicos e explicando os conceitos de forma clara e acessível para alguém que não é familiarizado com o assunto: [insira a mensagem aqui]”.

 

Que estas dicas aprimorem sua habilidade de criar prompts assertivos, elevando a qualidade das suas interações com o ChatGPT e permitindo que você desfrute ao máximo do potencial desta ferramenta. Encorajo você a não apenas aplicar estas estratégias, mas também a compartilhar esse conhecimento com outros. Dessa forma, podemos todos nos beneficiar de uma comunicação mais eficaz e produtiva com a tecnologia de IA.

 

Inteligência Artificial ChatGPT

Gostou deste conteúdo?

Então mantenha-se sempre informado em nosso blog, aqui você encontra conteúdos atualizados com novidades e temas relevantes sobre tecnologia, agilidade, inovação, transformação, gestão de pessoas e claro, inteligência artificial. Confira outros conteúdos que podem interessar a você:

 

Este artigo foi produzido com o apoio de uma inteligência artificial generativa.
Compartilhar: