Além das habilidades técnicas do profissional, as chamadas hard skills, são esperadas no mercado de trabalho habilidades interpessoais que irão complementar o seu desempenho e relacionamento no ambiente de trabalho. A comunicação é uma das soft skills mais importantes, seja em empresas que atuam no modelo remoto, híbrido ou presencial. 

A importância de se preocupar com o receptor de sua mensagem, através de um e-mail, mensagens de texto ou frente a frente, é essencial para um fluxo mais efetivo de trabalho e bons resultados. 

Existem 4 fundamentos para serem analisados antes de emitir a sua comunicação ao receptor: mensagem, pessoa, contexto e escuta efetiva.  

1. Identifique qual a melhor maneira de entregar sua mensagem ao receptor 

É um assunto que poderá ser passado por e-mail? Ou será melhor uma reunião presencial, vídeo conferência, ou uma simples conversa frente a frente? 

2. Considere quem receberá sua mensagem 

Quando pensamos na pessoa a qual a nossa mensagem será direcionada, podemos nos perguntar: o que é preciso saber sobre ela? Ela já está ambientada ao assunto ou preciso explanar um pouco sobre o tema antes de entregar a mensagem? 

3. Observe qual é o contexto em que determinada mensagem será entregue 

Antes de comunicar, descubra se o receptor vai conseguir dar a atenção devida ao assunto no prazo desejado. Por exemplo, caso você precise de um retorno imediato, o ideal será marcar um horário e repassar verbalmente para que o assunto seja tratado com a atenção necessária. 

4. Escute de verdade  

Independente do canal escolhido para transmitir a mensagem, escute e entenda o que o seu receptor tem a dizer sobre o assunto e procure abordar da forma mais clara possível o conteúdo de sua mensagem. 

Lembrando sempre que a comunicação vai além da forma oral e escrita. Manter uma boa linguagem corporal, amigável e receptiva, é crucial para garantir a atenção e confiança de seu receptor. Uma boa postura, sorrisos e um tom de voz agradável ajudam bastante. 

Administrar as percepções de como cada um irá receber a sua mensagem também é essencial. Ao lidar com uma equipe de trabalho, precisamos levar em consideração as percepções individuais de cada colaborador. Quando nos preocupamos em compreender qual a melhor forma de falar com cada um deles, demonstramos empatia e respeito por nosso receptor.  

“Comunicação é a arte de ser entendido” – Peter Ustinov, ator, diretor e escritor.

 

Sobre o Autor:

 

WhatsApp Image 2022 12 29 at 18.23.58 1 e1672349302968 Jéssica Gaspari adora aquele cheirinho de livro novo, aprecia uma boa leitura – melhor ainda se for acompanhada de seu gato e um cafezinho. Atualmente, é responsável pelo atendimento e relacionamento da Move42.

LinkedIn: Jéssica Gaspari Lourenço.

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