A metodologia de OKRs foi criada por Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel. Porém, ela ganhou mais notoriedade quando um dos principais investidores do Google introduziu os OKRs na empresa, em 1999¹. Na época, a organização tinha 40 funcionários. Hoje, são mais de 85 mil. 

No artigo de você, vou te contar um pouco mais sobre essa ferramenta que foi um dos motivos do sucesso dessa gigante de tecnologia. 

OKR: o que significa? 

A sigla OKR vem do inglês: Objectives and Key-Results. Em tradução livre, seria o equivalente a “objetivos e resultados-chave”. De forma geral, essa metodologia representa uma fórmula para criar metas concisas, claras e tangíveis. 

Como o próprio nome indica, os objetivos representam a direção que a empresa deseja seguir e o lugar que deseja chegar. É uma métrica qualitativa. 

Por outro lado, os resultados-chave representam esses objetivos em números, ou seja, são quantitativos. 

Mas além de entender o conceito teórico, você precisa entender os OKRs na prática.  

Imagine que você está criando metas para a sua empresa atingir em 2023.  

Se você chegar para a sua equipe e simplesmente disser: “ano que vem, nosso objetivo é ser a maior organização do segmento”, você provavelmente não irá gerar motivação neles e você não conseguirá, de fato, medir se esse resultado está sendo atingido. 

Entretanto, imagine o contrário: você comunica sua equipe de que o objetivo será crescer 40%, sem explicar por que ou trazer algo tipo de representação qualitativa para aquilo. As pessoas provavelmente irão se sentir mais pressionadas do que motivadas, não acha? 

Os OKRs, então, entram como um equilíbrio entre esses dois pontos. Os objetivos devem estar claros para toda a equipe e ser ambiciosos, mas possíveis. Ao mesmo tempo, todos precisam entender como essa meta será analisada, para que possam acompanhá-la ao longo do tempo. 

Você pode pensar nos OKRs como uma fórmula: nós vamos [objetivo], medido por [objetivos-chave]. 

#DicaDaMove: recomendo que você crie até 3 objetivos e 5 resultados-chave, considerando um período de 12 meses. Porém, é interessante acompanhar os resultados semanalmente e fazer ciclos trimestrais de revisão. 

Quais são os benefícios dos OKRs? 

Existe um motivo para a metodologia de OKRs ter funcionado tão bem para o Google: ela é simples mas, ao mesmo tempo, traz diversos benefícios para quem a utiliza. Alguns deles são: 

  1. Essa ferramenta é muito flexível, portanto, pode ser adaptada para a realidade de cada empresa, mesmo em diferentes nichos de mercado. 
  2. Os objetivos e resultados-chave ficam claros para toda a equipe, o que contribui para gerar mais motivação e engajamento entre as pessoas. 
  3. Contribui para a criação de uma cultura data-driven, em que as decisões são tomadas com base em dados. Com os OKRs, você documenta e mede cada passo até o objetivo e acumula informações relevantes para futuros projetos e decisões. 

Se você ainda utilizar ferramentas tradicionais de gestão na sua organização, indico que comece a utilizar os OKRs.  

Implementação dos OKRs

Implementar uma nova metodologia é um grande desafio. Por isso, como sempre, minha recomendação é que você faça um curso, treinamento ou conte com o acompanhamento de um consultor especializado no assunto.  

Mesmo assim, vou te dar algumas dicas que podem ser úteis durante a aplicação dos OKRs. 

  • Comece aos poucos 

Você não precisa ter pressa e, desde o começo, já adotar os OKRs em todas as áreas da sua empresa. Comece pequeno: escolha um time e faça uma experimentação. 

Dessa forma, você tem margem para erro e para sentir se a metodologia realmente faz sentido para a sua realidade. 

  • Defina os objetivos em grupo 

É interessante que a equipe participe da definição dos objetivos, e não apenas líderes e gestores. Dessa forma, você terá metas ousadas, mas atingíveis – afinal, as pessoas da equipe é que serão as principais responsáveis pelo sucesso. 

  • Esforço é diferente de resultado 

Os resultados-chave representam o resultado desejado. Se a organização está investindo grande esforço e dedicação no objetivo, algo não está sendo feito da maneira correta. 

E se você perceber que isso está acontecendo, não aponte dedos. Converse com a equipe, pergunte a percepção deles sobre e, juntos, pensem em uma nova estratégia. 

Também é importante considerar que fatores externos podem estar influenciando nisso – nessa situação, será necessário criar uma estratégia para contorná-los ou, até mesmo, repensar o objetivo. 

 

Achou interessante? Então fale comigo – ou outros consultores da Move42 – para descobrir como implementar efetivamente os OKRs na sua empresa. Espero você! 

 

¹ Measure What Matters, John Doerr. 

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