Redes sociais, PIX, nuvem, blockchain… Hoje, nossa vida é marcada pela transformação digital, ou seja, diversas tecnologias que nos trazem maior praticidade, segurança e até mesmo economia. Para pessoas de algumas gerações, isso é completamente natural desde que elas nasceram, enquanto outras precisaram adaptar-se ao longo do tempo – muitas, infelizmente, ainda não conseguiram. 

Com as empresas, a situação é bem parecida. O mundo mudou, novas tecnologias que facilitam a vida das pessoas (e das corporações) surgiram, mas ainda existem aquelas que não conseguiram se ajustar a essa nova realidade. 

Entretanto, existem aquelas que não apenas se adaptaram, como também foram capazes de se fundir e utilizar a tecnologia como uma impulsionadora do negócio. Considere os bancos, por exemplo. Se essas instituições, um dia, foram extremamente tradicionais, hoje a maioria delas possui aplicativos para o celular e soluções exclusivamente digitais. 

Essa é a base da transformação digital. 

Afinal, o que é transformação digital? 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a transformação digital não consiste em apenas criar um site ou um perfil no Instagram. Na verdade, ela é um processo estrutural, que envolve mudança de mentalidade na liderança das empresas sobre a importância da tecnologia.  

O objetivo dessa mudança é, portanto, torná-las mais modernas, produtivas, com maior alcance e melhores resultados. Ou seja, a tecnologia se torna uma peça-chave na estratégia da empresa! Para isso acontecer, porém, a mudança precisa ser verdadeira, ao longo de um processo organizado e estruturado. 

Um artigo da Delloite¹ diz: “Para as transformações digitais terem sucesso com efeitos duradouros e sustentáveis, um escritório precisa abordar as complexidades inerentes de uma transformação, incluindo definir sua ambição, escopo e planejamento, gerenciar o orçamento e gerenciar ativamente múltiplas frentes de trabalho e stakeholders.” 

Mas por que a transformação digital requer um planejamento tão complexo, se as tecnologias já estão aí, prontas para serem usadas? 

A estruturação da transformação digital 

Para a verdadeira transformação digital, é preciso considerar se as pessoas envolvidas saberão implementar aquela tecnologia no dia a dia ou se realmente existe a necessidade de ela existir, em primeiro lugar 

Por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas ao longo desse processo – eles irão contribuir para identificar quais pontos de melhoria podem ser supridos pela tecnologia e como implantá-la sistematicamente na empresa, através da mudança de mentalidade e comportamento da equipe e da gestão. Isso é feito mais ou menos assim: 

  1. O profissional faz uma análise profunda, também chamada de diagnóstico ou assessment, do cenário atual da instituição, reconhecendo os pontos de melhoria e, principalmente, qual será o critério de priorização para aplicá-las. 
  2. Mudança de mentalidade e do comportamento de todas as pessoas em cargos de liderança, inclusive considerando quais serão os novos recursos da gestão agora que determinada tecnologia está sendo implantada. 
  3. O próximo passo é colocar em prática tudo aquilo que foi previamente levantado, tomando decisões como: qual será a empresa fornecedora da tecnologia ou de que forma será feita a implementação? 
  4. A partir de então, é importante manter uma rotina de análises do quanto aquilo está contribuindo com os clientes e com a empresa, além de realizar o levantamento de dados de como pode ser otimizado e melhorado. 

Por que isso é importante? 

Já falamos várias outras vezes aqui no blog sobre o mundo BANI, aquele que é Frágil (Brittle), Ansioso, Não-linear e Incompreensível. Em um contexto como esse, é praticamente impossível prever aquilo que vai acontecer até mesmo em um futuro próximo.  

Com a transformação digital, entretanto, a empresa se torna mais ágil e mais flexível para enfrentar as mudanças mercadológicas. Um exemplo claro disso foi durante a pandemia. Ninguém poderia ter previsto uma situação como aquela, entretanto, as empresas que já haviam começado a se adaptar às tecnologias tiveram certa vantagem quando chegou o lockdown. 

Pense no comércio. Muitas lojas, que já haviam implementado um sistema de e-commerce, também tiveram que enfrentar dificuldades durante esse período, mas já estavam com meio caminho andado. Outros estabelecimentos, no entanto, precisaram implementar sistemas e treinar pessoas de última hora, o que provavelmente custou mais tempo e dinheiro. 

Como aplicar a transformação digital? 

O ideal, como mencionamos anteriormente, é ter o apoio de um profissional ou empresa especializada. Isso porque essa é uma mudança profunda e difícil, que deve ser feita com muita consciência, sempre se baseando em evidências concretas sobre a instituição e o mercado, então todo esse processo pode ser longo, cansativo e complexo demais para ser realizado sozinho. 

Aqui na Move42, parte do nosso trabalho com Inovação Organizacional tem a ver com a transformação digital. Clique aqui e conheça!

 

¹Transformação digital escalável – Delloite

¹Perspectivas de transformação digital – Deloitte

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