Você sente que sua equipe poderia ser mais engajada? Que talvez falte motivação nos colaboradores? Você acredita que as pessoas que compõem sua organização não estão bem entrosadas e que o ambiente não é pautado na colaboração? 

Caso você tenha respondido “sim” para alguma dessas perguntas, talvez as Kudo Cards possam ajudar. 

O que são as Kudo Cards? 

O Management 3.0¹ ou Gestão 3.0, em português, é uma metodologia baseada na valorização dos colaboradores da empresa, que busca criar um ambiente que promova seu desenvolvimento, empoderamento e trabalho em equipe. Uma das ferramentas utilizadas por essa metodologia são as Kudo Cards. 

Criadas por Jurgen Apello, as Kudo Cards representam uma forma de reconhecimento público entre os membros de uma equipe ou instituição, cujo objetivo é voltado para aumentar motivação, melhorar o entrosamento, criar um ambiente positivo e, ainda, aumentar a retenção de talentos. 

De forma geral, as Kudo Cards são pequenos cartões, físicos ou digitais, em que serão escritas mensagens de incentivo, reconhecimento ou agradecimento para alguém do time por ser trabalho e realizações.  

Diferentemente de um feedback formal, ela pode ser feita por e para qualquer pessoa, independentemente do cargo – de líderes para liderados, para integrantes da mesma equipe, de uma equipe para outra e assim por diante. 

Exemplo de Kudo Cards - Move42 Consultoria

Legenda: Exemplo de Kudo Cards físicas. | Fonte: Management 3.0

Por que as Kudo Cards podem ajudar? 

A intenção por trás das Kudo Cards é valorizar as pessoas que são parte da instituição, criando um ambiente mais colaborativo e positivo, uma equipe mais engajada com o propósito e, principalmente, mais satisfeita com a organização – o que também ajuda a atrair e reter talentos. 

De forma geral, é uma maneira de cuidar do colaborador através do incentivo ao trabalho bem feito. E justamente por apresentar um formato mais dinâmico e divertido, deixa de ser uma “obrigação”, como os feedbacks formais, e as pessoas se sentem mais confortáveis para participar. 

No site do Management 3.0 na seção sobre Kudo Cards, um dos trechos diz que “A ciência da psicologia positiva confirma que as mentes positivas são mais produtivas e bem-sucedidas.”[2] Ou seja, com tudo isso, o time também passa a focar mais nas ações positivas que realizou, tornando-os mais motivados a continuar com o bom trabalho. 

Como utilizar as Kudo Cards na sua empresa? 

As Kudo Cards podem ser usadas tanto no formato físico quanto digital – em ambas, a dinâmica é bem parecida. 

  • O primeiro passo é montar os cartões, que podem ser em papel, cartolina ou post-it, além de uma caixinha onde possam ser depositados. Caso o formato seja digital, é preciso preparar a plataforma que será utilizada. No caso da Move42, gostamos muito de utilizar o Mural[3] e até fiz um pequeno vídeo explicativo, clique aqui para assistir. 

Dica da Move: faça cartões coloridos e divertidos! Dessa forma, o processo se torna mais divertido e natural para quem participa. 

  • O segundo passo é disponibilizar os cartões para que todos possam escrever suas mensagens. Caso sua equipe esteja no escritório, uma sugestão é colocá-los perto da máquina de café, por ser um local muito frequentado pelos colaboradores. No caso do trabalho remoto, você pode combinar uma rotina diária ou semanal com a equipe. 

Dica da Move: os cartões podem ser anônimos ou com identificação. Apesar disso, o mais interessante é que todos se identifiquem, tornando a experiência toda mais pessoal e promovendo o entrosamento verdadeiramente. 

  • O último passo é determinar uma periodicidade para ler as cartinhas com todas as pessoas envolvidas. Algumas empresas o fazem semanalmente, outras a cada quinze dias – precisa ser uma frequência que faça sentido para a instituição. Além disso, você pode incrementar o momento da leitura, distribuindo pequenos presentes para quem recebeu os elogios. 

Que tal experimentar as Kudo Cards na sua organização? Entre em contato com a Move42 e saiba mais sobre essa dinâmica! 

 

[1]Management 3.0 

[2]Maganement 3.0 – Kudo Cards 

[3]Mural 

Compartilhar: