Toda empresa possui objetivos de curto, médio e longo prazo, certo? Muitas vezes, porém, as pessoas responsáveis por ela não sabem muito bem quais ações tomar para atingi-los, quais os recursos necessários nem por onde começar. 

É aqui que entra o planejamento estratégico. 

O que é Planejamento Estratégico? 

O planejamento estratégico é um processo sistêmico, formado por um conjunto de mecanismos cujo objetivo é estabelecer uma ou mais metas para um período, e as ações e os recursos necessários para atingi-las. Tudo isso é realizado através de uma análise do cenário da empresa. 

De forma geral, representa a estruturação de qual será o caminho que uma organização irá percorrer para atingir seus objetivos. 

O planejamento estratégico é feito com o auxílio de outras ferramentas, como a análise SWOT, o 5W2H e o Mapa Estratégico, dividido em 5 etapas principais e, geralmente, conta com a participação dos principais líderes e gestores da equipe (o que pode variar conforme o objetivo almejado). 

Fases do Planejamento Estratégico

As 5 fases do planejamento estratégico. Fonte: Move42 – Todos os direitos reservados. 

Por que fazer? 

  1. Entender o cenário e identidade da empresa

Uma das principais ferramentas do planejamento estratégico é a matriz SWOT que, traduzida do inglês, representa as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de uma empresa. Através dessa análise, é possível entender os fatores internos e externos que podem contribuir ou prejudicá-la. Isso acontece na primeira fase do planejamento, também conhecida como diagnóstico. 

Na segunda fase, de filosofia e diretrizes estratégicas, são definidos a missão, visão e valores da empresa, os quais irão contribuir para a construção dos objetivos – que geralmente é feita através do BSC (Balanced Score Card). 

  1. Definir métricas e indicadores

Toda empresa quer ter sucesso. Mas o que é, exatamente, esse sucesso? Como ele será medido? Como identificar que a empresa chegou lá? É para isso que servem as métricas e os indicadores. Eles agem como uma forma de quantificar e qualificar os objetivos, ou seja, tornando-os mais palpáveis, claros e possíveis de serem medidos.  

Suponhamos que o objetivo de uma empresa é ser a maior do segmento que ela atua. De que forma isso será medido? Qual a porcentagem de mercado ela precisa conquistar para receber esse título? Como é feito o levantamento disso? E qual a periodicidade com que isso será analisado? 

Tudo isso será definido no planejamento estratégico, durante a terceira etapa chamada de métricas e indicadores. 

  1. Receber insights de todos os participantes

Costumo dizer em minhas palestras que se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia, juntos, nós podemos ter duas (ou mais) ideias. Durante a realização do planejamento estratégico, como várias pessoas participam, são compartilhados muitos insights importantes de todos os lados.  

A partir desses insights é que é possível concretizar a quarta etapa, chamada de projetos e processos. Eles contribuem para enriquecer o plano de ação e tornar as estratégias mais assertivas e alcançáveis, além de possibilitar entender os recursos necessários, delimitar data de cumprimento e quais serão os responsáveis. 

  1. Definir prioridades e gerir o tempo

As metas definidas no planejamento estratégico também servem como um importante critério de priorização para os colaboradores.  

É normal que, no dia a dia, surjam tarefas importantes, mas que não contribuem diretamente para atingir os objetivos do planejamento. No entanto, quando as pessoas estão cientes de quais são esses objetivos, fica mais fácil priorizar as atividades que irão contribuir ativamente para a sua realização e controlar o esforço a ser destinado para tarefas secundárias. 

Também fica mais claro para a liderança orientar o time na direção correta, principalmente nas reuniões semanais e mensais. 

Essa é a quinta fase do P.E., chamada de controle e gestão. 

Quais são os benefícios do Planejamento Estratégico? 

Além desses motivos que citei acima, existem vários outros benefícios da realização do planejamento estratégico. Alguns deles são: 

  • Facilita a organização da empresa, suas equipes e funcionários; 
  • Constrói uma visão comum que servirá como um norte para todos os colaboradores; 
  • Agiliza a tomada de decisões e torna-as mais assertivas; 
  • Permite o acompanhamento periódico do desempenho; 
  • Aumenta o comprometimento e ânimo da equipe; 
  • Melhora e produtividade e o foco naquilo que realmente importa; 
  • Economiza e otimiza o tempo. 

Planejamento Estratégico

Imagem: Os post-its são uma boa forma de organizar as ideias durante o planejamento. 

Quem deve fazer? 

Algumas pessoas podem pensar que o planejamento estratégico só pode ser realizado por empresas de grande porte, o que não é verdade. Qualquer organização pode utilizar esse processo, independentemente de seu tamanho, segmento de mercado, tempo de existência ou qualquer outro fator. 

Na Supernova Comunicação (a qual é uma empresa que faz parte da holding Move42), por exemplo, nós realizamos o planejamento estratégico logo nos primeiros meses de operação, justamente para que pudéssemos nos estruturar organizadamente e consistente desde o início. 

Quando devo começar o Planejamento Estratégico para 2023? 

Tudo irá depender da complexidade dos objetivos. Objetivos maiores e mais difíceis geralmente envolvem planejamentos mais longos e demorados, enquanto objetivos mais simples podem ser mais rápidos – no entanto, isso também irá depender do desempenho da equipe, tempo disponível e outros fatores. 

Um período interessante para começar é durante o último trimestre do ano. Nele, você já terá disponível grande parte dos dados do ano atual, o que irá contribuir para o próximo planejamento estratégico, além de ser tempo o suficiente para a sua realização. 

Para finalizar esse artigo, trago algumas dicas para a realização do P.E.: 

  • Conte com sua equipe 

Sua equipe tem muito a agregar. Afinal, são os integrantes dela que colocam a mão na massa diariamente. Portanto, dependendo do porte da empresa, é interessante incluir alguns dos principais membros das equipes no planejamento. Isso contribui para torná-lo mais realista, claro e para que faça mais sentido para as pessoas. 

Mas cuidado! O planejamento estratégico não deve ser feito com uma quantidade grande de pessoas, pois isso pode dificultar sua realização. Convide apenas aquelas que considera mais importantes e que tenham uma visão estratégica do negócio, bem similar à identidade da empresa. 

  • Busque orientação profissional 

Para quem não possui experiência, o planejamento estratégico pode ser confuso, complexo e cansativo. Por isso, é interessante contar com uma consultoria especializada, como a que oferecemos aqui na Move42. 

Dessa forma, o processo fica mais dinâmico e simples, além de permitir que os participantes precisem se preocupar apenas em desenvolver os planos e objetivos, e não com a metodologia em si. 

  • A liderança faz a diferença 

O sucesso de qualquer planejamento estratégico está diretamente ligado ao desempenho de toda a equipe envolvida. Por isso, é importante contar com o apoio dos líderes para deixar os envolvidos mais motivados, criativos e envolvidos no processo, além de incentivar a união e o engajamento. 

Portanto, garanta que seus cargos de liderança estejam preenchidos por pessoas capazes de incentivar tais sentimentos – ou invista em cursos de capacitação, se necessário. O mais importante é ter (ou desenvolver) as soft skills necessárias para manter a equipe empolgada e focada no objetivo. 

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