“No século XXI, a liderança se tornou mais difícil à medida que a expectativa dos stakeholders aumentou, a execução global se tornou mais complexa, a transformação digital se tornou imperativa e a inovação é, mais do que nunca, crítica para manter o sucesso.”  

Essa frase é de um artigo da Harvard Business Review chamado “What Makes a Great Leader?”¹ ou “O que faz um ótimo líder”, em português. Ela me chamou atenção justamente por listar precisamente quais são os maiores desafios que qualquer pessoa em cargo de liderança precisa enfrentar hoje em dia – e não são poucos. 

Mais do que nunca, bons líderes são essenciais. Em meio a movimentos como A Grande Resignação e a Demissão Silenciosa, saber gerenciar e conectar-se emocionalmente com uma equipe tornam-se fatores-chave para o sucesso de uma empresa e para a retenção de talentos. 

Como fazer isso é, provavelmente, um dos maiores desafios dessa nova geração de profissionais. Apesar de respostas concretas não existirem, já que não existe uma receita pronta para ser líder, trouxe algumas dicas que podem ajudar. 

Conheça verdadeiramente sua equipe 

Muitas vezes, por falta de atenção, a liderança pode acabar desperdiçando talentos incríveis e deixar de criar uma conexão mais profunda com as pessoas. E não falo apenas de se conectar emocionalmente, mas também de conhecê-las como profissionais e explorar seu potencial. 

Em uma equipe com 5 pessoas, por exemplo, cada pessoa gosta de ser reconhecida de uma maneira. Pode ser que uma delas goste de receber elogios em público, enquanto outra parabenização discreta. O líder pode adaptar o feedback de cada uma de acordo com aquilo que a pessoa prefere. 

Ou então, talvez todas atuem na mesma área, mas uma gosta mais de determinada função. Por que não incentivá-la a pegar mais projetos nessa área e aproveitar a paixão e empolgação que já possui naturalmente? 

Criar um relacionamento com o time também envolve ter esse conhecimento de cada pessoa. Isso faz com que a conexão se torne mais genuína, além de permitir que a empresa explore mais o potencial do funcionário e o próprio fique feliz por estar desempenhando atividades que gosta. 

Escute os feedbacks 

Nós temos o costume de associar o feedback com o processo de a empresa fazer uma avaliação sobre o colaborador. No entanto, o correto é que o feedback seja uma via de mão dupla, no qual a liderança e a empresa, de forma geral, também sejam avaliadas. 

Além disso, infelizmente é comum que algumas empresas realizem esses feedbacks, mas não os coloque em prática – o que não só faz com que a organização perca a oportunidade de se desenvolver e evoluir, como também desmotiva as pessoas a serem sinceras. 

Portanto, estruture bem o processo de feedback para que ele seja efetivo. Minha dica é: mantenha uma frequência pré-estabelecida (trimestral, semestral, anual), anote tudo que for abordado e conte com o apoio de um profissional (ou até mesmo de outro líder) para monitorar como isso está sendo aplicado na prática. 

Lidere pelo exemplo 

O melhor líder é aquele que lidera pelo exemplo. Por quê? Porque toda equipe é um reflexo de sua liderança. Se a pessoa com um dos principais papeis em uma organização não se dedica às suas funções, chega atrasado, é desorganizado e não leva o trabalho a sério, como irá cobrar isso dos outros? 

Não se cobre a perfeição, mas dedique-se verdadeiramente a ser a melhor versão possível. Sua equipe irá seguir o exemplo! 

Desenvolva suas soft skills 

As soft skills são as habilidades interpessoais, tais como comunicação clara, escuta ativa, resiliência e a capacidade de lidar com a pressão – ou seja, características subjetivas, ligadas ao relacionamento entre pessoas e ao nosso desempenho. Qualquer profissional precisa desenvolvê-las, mas especialmente os líderes, cujo trabalho está intrinsecamente ligado a pessoas e suas performances. 

Elas são tão essenciais quanto qualquer conhecimento técnico. Portanto, aproveite os feedbacks que obteve e trabalhe nos pontos que precisam ser melhorados! 

Dica da Move: o desenvolvimento das soft skills não possui começo, meio e fim, como uma graduação, mas é um processo constante de autoaperfeiçoamento. 

Reconheça a importância da remuneração 

Feedbacks positivos são ótimos, mas não são tudo. Os bônus e salários, apesar de em alguns casos não serem a maior prioridade, são parte fundamental da satisfação de um funcionário – afinal, apesar de sermos apaixonados pelo trabalho, todos temos contas a pagar! 

Portanto, use a remuneração financeira como uma aliada – dentro da realidade da organização, é claro –, um incentivo a mais para sua equipe bater metas e para que as pessoas permaneçam e se desenvolvam dentro da sua empresa. 

Construa uma cultura de lifelong learning 

“Assim como grandes atletas buscam grandes treinadores, as melhores pessoas querem trabalhar para líderes que as treinem para atingir seu potencial máximo e que irão ajudar elas mesmas a se tornarem melhores treinadores.” Essa frase, de um artigo da Harvard Business Review, resume bem um dos principais papeis de um líder: ajudar a equipe a evoluir suas potencialidades. 

O lifelong learning representa a cultura de aprendizado contínuo, ou seja, de que as pessoas estejam sempre se atualizando e estudando, independentemente da idade, cargo ou escolaridade. E esse aprendizado contínuo também é responsabilidade da organização, especialmente dos líderes, já que para ela também é muito vantajoso que as pessoas continuem se autodesenvolvendo. 

Portanto, incentive-as a buscar conhecimento, organize treinamentos e workshops com periodicidade e tenha uma plataforma de cursos online disponível para a equipe – garanto que os benefícios irão refletir para os dois lados, e ainda tornar a pessoa mais satisfeita no trabalho. 

Utilize ferramentas de gestão e metodologias ágeis 

Ferramentas e metodologias são recursos indispensáveis para a liderança. Eles ajudam a automatizar processos, organizar documentos e informações e gerenciar dados – o que ajuda a otimizar o tempo e a fazer com que a organização tenha dados para usar como embasamento na tomada de decisão. 

 

[1] What Makes a Great Leader? 

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