A palavra “hackathon” vem do inglês, e representa a junção de dois termos: hack – uma gíria utilizada por programadores para: “quebrar um sistema”, explorar uma brecha ou uma falha – e marathon (maratona), ou seja, uma maratona de tecnologia para “hackear” algo.

Basicamente, um hackathon é um evento no qual profissionais e estudantes se reúnem para desenvolver soluções inovadoras em um curto período. Este termo ficou muito conhecido nas faculdades de tecnologia, onde mais se difundiu, porém, hoje já faz parte do cotidiano de diversas empresas que, não necessariamente, tem o seu negócio baseado em tecnologia. 

Esse tipo de evento vem sendo promovido por empresas privadas, organizações sem fins lucrativos, governos e principalmente instituições de ensino – geralmente, inclusive, envolvendo premiações em dinheiro, equipamentos ou até mesmo como parte de um processo seletivo! 

Os benefícios do hackathon 

Apesar da ligação com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje o hackathon vai muito além disso. Na verdade, já é comum que profissionais das mais diversas áreas participem desses eventos. Por quê? Porque eles trazem benefícios que ultrapassam as barreiras do conhecimento técnico. 

#1 Networking 

Como mencionei anteriormente, o hackathon pode ser organizado por diversas instituições e conta com a participação de dezenas de profissionais. Isso significa que, num lugar como esse, os participantes têm a oportunidade de encontrar líderes, mentores e especialistas dos mais diversos nichos. 

Hoje o hackathon já vai além da tecnologia. Profissionais dos mais diversos setores, como indústria, comunicação, ciências e agronegócio, por exemplo, também participam. Isso contribui para que eles possam aumentar a sua rede de contatos e para ter acesso a mais vagas de estágio e emprego, em alguns casos. 

🕹️ Dica da Move: Para este, assim como para todo e qualquer evento profissional que você participe, lembre-se de manter seu portfólio e LinkedIn sempre atualizados – confira outras dicas sobre networking nesse artigo 😉 

#2 Inspiração e criatividade 

Como o objetivo do hackathon é desenvolver uma solução fora da caixa e que, “quebre o sistema”, todo o ambiente, orientação e propósito do evento é impulsionar a inovação e a criação de ideias. É muito comum, inclusive, que mesmo os projetos que não ficam entre as primeiras colocações acabem sendo implementados, que os seus próprios criadores o levem para o mundo real, gerando um novo produto ou negócio. 

Além disso, estar em contato com pessoas de diferentes áreas, contextos e perfis, também cria um ambiente propício para incentivar a criatividade. 

Por fim, se você ainda não ficou convencido, lembre-se que ao final do evento você também pode levar todas essas ideias e essa inspiração para sua própria empresa ou equipe. E essa troca não tem peço! 

#3 Desenvolvimento de soft skills  

Participar de um hackathon também significa ter a oportunidade de desenvolver as mais diversas soft skills. Algumas delas são: 

  • Trabalho em grupo: em sua maioria, as maratonas de programação são realizadas em times. Ou seja, a equipe discutirá ideias, entrará (ou não) em um consenso, e precisará trabalhar em conjunto para entregar o projeto no tempo estipulado. 

 

  • Liderança influenciadora: trabalhar com diversas pessoas, de perfis diferentes e, principalmente, sem nenhuma hierarquia “formal” é um grande desafio. Para aqueles que almejam o caminho da liderança este tipo de evento pode ser uma ótima oportunidade para praticar sua postura de líder influenciador, apoiando sua equipe e gerenciando situações de conflito. 

 

  • Tomada de decisão: desenvolver uma solução tecnológica com um prazo apertado exigirá do time e, principalmente do líder, a tomada rápida de decisões, além da análise e escolha de estratégias que façam sentido para todos e para a solução. 

 

  • Gestão de tempo: neste curto período para o desenvolvimento, será fundamental para a conclusão deste desafio que você saiba como gerenciar a sua agenda de atividades, fazer a gestão adequada de suas tarefas e processos. Mesmo que seja em uma caderneta, a sua capacidade de autogestão influenciará diretamente o resultado do projeto.  

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios do hackathon, que tal conhecermos algumas iniciativas interessantes? 

One Week Hackathon – Microsoft 

Todos os anos, a Microsoft realiza o One Week Hackathon, em que participam funcionários, clientes e ONGs parceiras da empresa visando desenvolver uma nova solução durante o período de uma semana. Em 2018, por exemplo, foram mais de 23.500 participantes.  

Uma das soluções desenvolvidas durante o projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo cujo objetivo é prevenir o tráfico infantil e o abandono escolar de meninas na Índia. 

Amigo Anônimo – Facebook, Alcoólicos Anônimos e JWT 

Outro exemplo nítido de que o hackathon já consegue superar a área da tecnologia é que, há alguns anos, em um desses eventos surgiu uma ideia. Essa ideia se tornou realidade e resultou num projeto incrível: o Amigo Anônimo. 

No projeto, foi desenvolvido pelo Facebook – em parceria com o grupo Alcoólicos Anônimos (A.A.) e com comunicação gerenciada pela agência JWT – um chatbot voltado para pessoas que estão sofrendo de problemas com o consumo de álcool, especialmente os adolescentes. 

Além de conversar e, principalmente, acolher o indivíduo que procurava ajuda, o chatbot também indicava grupos de A.A. perto dele, incentivando-o a buscar orientação especializada no assunto. Segundo o videocase da campanha, só na primeira semana foram mais de 10.000 pessoas conversando com o bot e houve um aumento de 1300% nos pedidos de ajuda no e-mail do A.A. 

Hack Day – Netflix 

A Netflix é outra empresa que promove hackathons anualmente para seus funcionários. No entanto, para a gigante do streaming, o objetivo é mais voltado para o desenvolvimento da criatividade e trabalho em grupo. Mesmo assim, ideias interessantes sempre surgem. 

No Hack Day de 2019, por exemplo, os colaboradores desenvolveram uma tecnologia para gerar uma experiência mais sensorial ao usuário, como a vibração do celular durante uma explosão em um filme ou série de ação. 

Extra: Hackathon FMX em parceria com a Fatec de Araçatuba 

Este é um exemplo incrível do quanto a comunidade local pode se beneficiar com a parceria entre as empresas privadas, órgãos públicos e as universidades.  

Em 2017 eu participei da organização de um Hackathon realizado e encabeçado pela FMX Soluções em TI aqui na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo, que contou com o patrocínio e parceria de diversas empresas, o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e a Fatec local. 

IMG 20170806 WA0032

Hackathon da FMX 2

Hackathon da FMX

Imagens: Hackathon FMX, com participação da Move42, em 2017.

Nele estavam presentes mais de 40 participantes, divididos em equipes de cinco integrantes. Cada grupo escolheu e criou um projeto com base neste desafio: “utilizar a tecnologia disponível em smartphones para conectar profissionais autônomos a possíveis clientes locais. Incentivando desta maneira a inclusão digital destes profissionais e fomentando a economia local”.  

Além da imensa troca de experiência e o impacto socioeconômico, segundo a sócia-diretora Marcela Coutinho, um dos principais objetivos deste evento foi procurar por talentos e trazer para cada participante o dia a dia do trabalho de um profissional na área de TI.  

Chamo especial atenção para um detalhe marcante deste evento, um dos grupos que não chegou a subir no pódio dos primeiros colocados, entretanto, chamou a atenção do Secretário de Desenvolvimento com o seu projeto, que segundo ele, estava alinhado com outra iniciativa interna da Secretaria.

Em resumo, este projeto saiu do papel, rendeu algumas entrevistas para as emissoras locais e deu início ao produto utilizado hoje em nossa cidade como “Mural de Empregos”. 

 

 

Videocase – One Week Hackathon. 

Videocase – Amigo Anônimo. 

Videocase – Hack Day 2019. 

Compartilhar: