Um guia para que você crie um oceano de oportunidades e navegue nele de forma mais estratégica, com base em planejamento e inovação.

“SOCORRO, MEU OCEANO ESTÁ FICANDO VERMELHO!”

É assim mesmo, com esta frase em letras garrafais, que os autores iniciam o livro. Explicando de forma simples, o Oceano Vermelho é exatamente o oposto do Oceano Azul, seu antagonista, o vilão de sua estratégia. Nele não há diferenciação entre os concorrentes e o vermelho que tinge o mar é o sangue das empresas que buscam se manter neste lugar com base uma estratégia simples: diminuir seu preço e, consequentemente, sua margem.

Um bom exemplo de um oceano vermelho são as redes sociais, te convido a fazer um exercício rápido: pegue seu celular e procure por suas redes sociais, permaneça em cada uma delas por apenas 1min (sim eu sei que parece uma missão impossível não ser capturado pelo algoritmo 😃). Depois disso faça uma lista de pontos em comum e uma lista de diferenciais. Possivelmente você chegará a algo mais ou menos assim:

REDE SOCIAL COMUM DIFERENCIAL MONETIZAÇÃO POR
A Lista de contatos, possibilidade de interação em postagens, publicação de fotos/vídeos, pesquisa por tema, mensageiro próprio. Integração com outros aplicativos. Anúncios, clube de assinatura de conteúdo.
B Lista de contatos, possibilidade de interação em postagens, publicação de fotos/vídeos, pesquisa por tema, mensageiro próprio. Voltado para um nicho específico. Anúncios, clube de assinatura de conteúdo.
C Lista de contatos, possibilidade de interação em postagens, publicação de fotos/vídeos, pesquisa por tema, mensageiro próprio. Limite de caracteres para postagens. Anúncios, taxa mensal para verificação de perfil.
D Permite apenas imagens, incentiva comentários curtos e apenas dois tipos de reações (gostei e não gostei) Voltado para nicho específico, postagens somem após 24h Anúncios, taxa para verificação de perfil, taxa para aumentar duração das postagens.

 

Acertei?

Isto é o Oceano Vermelho, onde não há mais como se diferenciar ou, havendo, isso ocorre de forma tão pequena que em pouco tempo os concorrentes já absorveram e integraram isso aos seus produtos da mesma maneira.

Neste lugar, as regras de mercado, o ticket médio “aceitável” pelo produto e o público-alvo já estão bem estabelecidos, deixando poucas opções para uma estratégia inovadora e fazendo com que os clientes escolham um ou outro concorrente apenas por critérios arbitrários e imediatistas como menor preço, preguiça de pesquisar ou outras emoções engatilhadas por impulso.

Aproveitando o gancho, não foi o que aconteceu no mês de novembro. Algumas das características citadas aqui não são exatamente o que acontece anualmente na famosa Black Friday?

 

Armadilha do Oceano Vermelho

[…] “quanto mais [as empresas] se preocupam em se equiparar aos concorrentes e lutam para igualar ou vencer sua vantagem, ironicamente, mais tendem a se parecer com elas.”

 

O Oceano Azul

Já o Oceano Azul é aquele espaço onde você conseguiu criar uma estratégia real de diferenciação, entregando valor perceptível para o seu cliente, de forma criativa e inovadora – o que é chamado de Inovação de Valor. Isso acontece principalmente pelo fato de não haver muitos, ou quase nenhum concorrente, já que estamos falando de um lugar inexplorado. Essa estratégia também permite que você atue com margens maiores e conquiste mercado de forma orgânica com muita velocidade.

 

De forma visual temos:

ESTRATÉGIA DO OCEANO VERMELHO ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Competir em espaços de mercado existentes. Criar espaços de mercado inexplorados.
Vencer os concorrentes. Tornar a concorrência irrelevante.
Aproveitar a demanda existente. Criar e capturar a nova demanda.
Manter o trade-off valor-custo. Romper o trade-off valor-custo
Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo. Alinhar todo o sistema das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo.

 

Ou seja, a ideia base está em elementos que produzam inovação com valor agregado ao cliente e ao negócio, oferecendo um produto superior com um custo menor. E como isso se sustenta? Por meio de 6 princípios:

  1. Reconstrua as fronteiras do mercado: avalie quais são as fronteiras atuais, quem além dos seus concorrentes diretos oferecem soluções similares ou adaptadas ao seu produto.
  2. Concentre-se no panorama geral, e não nos números: examine a jornada de seu cliente, como um todo, mapeie todo o contexto e não apenas os seus números. Menos gráficos e mais percepções e análises.
  3. Vá além da demanda existente: busque outras possibilidades para o seu produto, reconstrua a sua solução de uma forma nunca testada antes.
  4. Acerte a sequência estratégica: crie um plano de ação claro e estruturado, com base em uma estratégica sólida de criação do seu oceano e siga-o. Muitas empresas criam planos, números e indicadores, mas deixam de lado a execução.
  5. Supere as principais barreiras organizacionais: busque novas possiblidades, novos fornecedores, um novo formato de gestão.
  6. Incorpore a execução a estratégia: utilize o modelo das quatro ações (reduzir, eliminar, criar, elevar).
  7. Renove o Oceano Azul: sim, o sétimo passo e começar novamente do 1 😉

 

A Matriz de Avaliação de Valor

Um dos estudos de caso que mais me agradaram no livro foi o da marca de vinhos [yellow tail] que se destacou na indústria vinícola por identificar fatores supervalorizados pelos concorrentes, porém, que pouco agregavam a experiência de seus clientes.

Eles avaliaram seis características principais de seus concorrentes:

  1. Preço;
  2. Imagem de nobreza e refinamento;
  3. Fortes investimento em marketing;
  4. Qualidade de envelhecimento do vinho;
  5. Prestígio e legado do vinhedo; e
  6. Complexidade e sofisticação do sabor do vinho.

Com base nestes seis fatores identificaram quais deles realmente agregavam valor a experiência de seus clientes e quais, simplesmente, eram quase que eu costume ou diretriz do próprio mercado atual.

Ao focar em dois grupos específicos de vinhos e visando um posicionamento de mercado mais popular (ainda inexplorado e onde havia espaço para crescimento), eles tiraram o foco das seis principais características do Oceano Vermelho, onde seus concorrentes já estavam consolidados, e criaram 3 características únicas de seus produtos: Facilidade de beber, facilidade de escolher e atrelaram a sua marca um conceito mais jovem vinculado a diversão e aventura e não mais a “nobreza e sofisticação”.

Com isso eles se reinventaram no mercado e criaram um Oceano Azul para uma bebida que já existe há mais de 5.000 anos.

 

8 Vantagens que demonstram o porquê a Estratégica do Oceano Azul irá virar o jogo da sua empresa

Se você ainda não se convenceu, aqui vão alguns motivos pelos quais este livro foi a base da nossa metodologia para construção de planejamento estratégico aqui na Move 42.

  1. Dados, pesquisas, estudos e mais dados… A teoria do oceano azul surgiu a partir do estudo de mais de 150 ações estratégicas em dezenas de indústrias ao longo de mais de cem anos.
  2. Processo estruturado e sistemático. Criar um oceano azul é um processo sistemático com etapas bem definidas, como criar o estado da arte da indústria, traçar “rotas de fuga” do oceano vermelho e identificar as melhores táticas de conversão de clientes.
  3. O par perfeito: diferenciação e baixo custo. Evitar a escolha entre diferenciação (a entrega de valor dos produtos) e otimização de custos. Um dos objetivos dessa estratégia é criar as condições para que a empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício de forma quase que natural.
  4. Mais oportunidades e menos riscos. A estratégia do oceano azul prevê etapas de prototipagem, nas quais é possível avaliar a viabilidade comercial das ideias e refiná-las ao máximo antes do lançamento.
  5. A concorrência se tornará irrelevante. Nesse Oceano o foco está em desafiar os limites da indústria e ampliar as possibilidades de negócio. Tornando o lugar desafiador e, automaticamente, menos acessível para a concorrência.
  6. Simples de entender e fácil de aplicar. A metodologia do oceano azul utiliza diversas ferramentas visuais e intuitivas, motivando a execução das ações e criando um processo eficaz e simples de empreender.
  7. Empodera os times com táticas e ferramentas. As ferramentas e frameworks do oceano azul empoderam as equipes para trabalhar de forma sistemática, colocando a mão na massa para desenvolver novas soluções e idealizar novos territórios de mercado.
  8. É uma estratégia ganha-ganha-ganha. A abordagem do oceano azul alinha e beneficia três pontas fundamentais do seu empreendimento: valor, receita e pessoal. Criando as condições para que as equipes possam inovar, a estratégia humaniza a operação e desenvolve a criatividade e a iniciativa, que resultam em soluções promissoras e clientes mais satisfeitos.

 

Agora algumas dicas para você iniciar hoje mesmo o seu planejamento estratégico

Explore e tome consciência do mercado e seus concorrentes. Faça um brainstorm com sua equipe com base em algumas diretrizes:

  • Analise as empresas do seu nicho de atuação, a fim de identificar padrões e, consequentemente, possíveis variações;
  • Avalie outros nichos, pensando em como adaptar a oferta de produtos e serviços;
  • Não perca de vista o contexto geral, antecipando tendências e demandas do público. Faça uma linha do tempo projetando 6 meses à frente no formato “e se…”
  • Pesquisa sobre a cadeia de compradores, para investigar públicos sub atendidos;
  • Descubra se existe a possibilidade de oferecer serviços complementares para melhorar a experiência do seu cliente.

Divulgue e incentive a participação de todos

Lembre-se, um dos maiores erros das organizações é justamente tratar o planejamento estratégico como algo “extremamente sigiloso” e fazê-lo de forma “escondida”. Nem todas as informações e detalhes podem ser compartilhados com todos, isso é gestão da informação, entretanto, precisamos que toda a tripulação do navio saiba pelo menos qual o destino de nossa viagem, o que se espera de cada um e se eles querem, ou não, se comprometer com esse desafio.

 

Gostou de saber mais sobre a Estratégia do Oceano Azul?

Então faça hoje mesmo o seu diagnóstico gratuito para identificar o nível de maturidade de sua estratégia, basta acessar este link.

E para dominar de vez essa metodologia, visite o site oficial da Blue Ocean Strategy (link nas referências) – e, claro, não deixe de conferir os livros A Estratégia do Oceano Azul e A Transição para o Oceano Azul, para empreendimentos já existentes.

 

Mantenha-se sempre informado em nosso blog, aqui você encontra conteúdos atualizados com novidades e temas relevantes sobre tecnologia, agilidade, inovação, transformação cultural. Confira outros conteúdos que podem interessar a você:

 

Referências

Vihos [yellow tail]

Blue Ocean Strategy

Compartilhar: