Descobrir o “por quê” pode fazer toda a diferença para o seu sucesso profissional e, principalmente do seu negócio.

Qual o impacto que a sua empresa causa no mundo? Por que ela existe, qual o seu propósito? Como ela entrega valor? Como seus clientes vivem a experiência de uso do seu produto ou serviço? E finalmente, o que é o seu produto é o seu produto e como ele está alinhado as respostas anteriores?

O Golden Circle seria serve como um guia para líderes que desejam inspirar incentivando a co-criação, comunicação e autonomia. Este modelo se baseia em três perguntas chave: por quê, como e o quê?

A ideia é que antes de realizar uma ação, primeiro se pense em qual o propósito principal da empresa. As pessoas não compram apenas coisas, elas compram propósitos, por isso o Golden Circle é um método que vem se destacando nos últimos anos.

 

Qual a contribuição que a sua empresa trouxe para o mundo nos últimos 6 meses?

“As pessoas não compram apenas coisas [o que você faz], elas compram propósitos [porque você faz], por isso o Golden Circle é um método que vem se destacando nos últimos anos.” Essa frase é um resumo do próprio Simon Sinek sobre o seu estudo que deu origem ao livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” e TED de mesmo nome.

Este é a reflexão que guiará a sua leitura deste artigo. Seja ela para a sua carreira, seja ela para a sua empresa. Então prepare-se, há grandes chances de você terminar e precisar de um tempo sozinho para refletir 😉

 

O que é o Golden Circle (Círculo Dourado)

Talvez possamos chamar de uma metodologia ou, até mesmo, um estilo de liderança criado pelo escritor inglês Simon Sinek, que ajuda empresas e líderes a encontrarem o seu propósito e, com isso, influenciarem de forma positiva a sua comunidade interna (colaboradores e equipe) e externa (clientes, parceiros e fornecedores).

Golden Circle

Olhando para este modelo é fácil compreender que todas as empresas sabem “o que” fazer, basta olhar para a sua prateleira. Isso é óbvio. O problema começa a partir do segundo nível, somente algumas empresas conseguem dizer com certeza como fazem “o que” fazem e, pouquíssimas conseguem explicar o “porque” fazem o que fazem.

A proposta deste modelo é inverter, incentivando um pensamento, ação e comunicação de dentro para fora, do centro do círculo às extremidades, seguindo 3 camadas:

  • Por quê: seu propósito, sua crença, qual a sua motivação para sair da cama, porque a sua organização existe.
  • Como: qual o seu diferencial competitivo, como você se destaca no mercado, como é o seu processo único de produção.
  • O quê: qual o seu produto, o que ele possui de características, como descreve a sua solução.

 

Simon é enfático ao provocar: “Não diga que o seu porquê é lucro, isso não vale! Lucro é um resultado, não um porque”.

Assim o Golden Circle ajuda empresas a fugir do padrão de motivar seus funcionários apenas pelo dinheiro. Nesse sentido, Sinek constatou que muitos líderes de sucesso pensam e agem da mesma forma, e sempre são movidos por propósitos coletivos, em busca de realizar aquilo que acreditam.

Pense na maioria das empresas que conhece, não existe um padrão de discurso no formato “O que” e “Como”?

“Olá nos somos a empresa X, nós criamos os melhores carros [o que] para isso temos um processo de segurança ISOxxx onde nossos freios e airbags são testados em pistas de alta velocidade em situações climáticas adversas [como].”

“Hei você jovem, está procurando a melhor universidade do país? Aqui na escola Y nós oferecemos os melhores cursinhos pré-vestibular do Brasil [o que]. Nossos professores todos possuem doutorado e nossos simulados são atualizados mensalmente [como].

Sentiu falta de algo? Pois é, exatamente. Nenhum destes dois anúncios dizem o porquê, ou tão pouco fogem do modelo óbvio do “o que” e “como”.

 

Veja o Golden Circle da Move 42

Este é o nosso headline: “Conectamos pessoas e organizações em um mesmo propósito, nascemos para transforma experiências organizacionais”.

E logo abaixo temos:

Golden Circle da Move 42
https://www.move42.com.br

Trazendo para o modelo:

Por quê: o movimento dá origem a vida e a mantém. Tudo que está vivo está se movimentando de alguma forma, se adaptando, se reinventando ou se convertendo em outro elemento.

Como: por meio de uma metodologia que combina o conhecimento técnico de nossos especialistas a uma experiência lúdica, baseada na teoria dos jogos e mão na massa. Considerando como fator de sucesso a experiência de nossos clientes e o marco de nossa passagem em sua linha do tempo.

O quê: treinamentos e workshops que incentivam a colaboração prática, incentivando a premissa de que “todos fazem parte de um todo” e, portanto, somos co criadores das soluções que desejamos.

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Viu com o exemplo acima deixa muito claro o nosso propósito? Vamos ver mais algumas aplicações?

 

Você já parou para pensar no porquê a Apple é tão inovadora?

Basta assistir a qualquer discurso de Steve Jobs, em nenhum momento ele fala sobre apenas criar uma empresa para desenvolver apenas novas tecnologias. Jobs tinha um “por quê” muito bem definido, que inspirava outras pessoas – e isso é o que faz toda a diferença.

Mesmo em um mundo cada vez mais competitivo e, onde todos os seus concorrentes têm acesso a praticamente a mesma tecnologia, profissionais e talentos. Por que a Apple continua à frente? O Golden Circle explica:

Por quê: acreditamos em pensar de forma diferente, em tudo que fazemos queremos desafiar o status quo.

Como: a forma como desafiamos o status quo é tornando nossos produtos mais fáceis de serem utilizados, com um design simples e bem projetado;

O quê: com isso utilizamos a melhor tecnologia para criar os melhores aparelhos do mercado, combinando rapidez e usabilidade.

 

Google

Por quê: tornar informações mais acessíveis para todos.

Como: criando algoritmos e fórmulas para conectar informações e pessoas.

O quê: motores de busca que podem fazer pesquisas e trazer qualquer informação para a palma da sua mão.

 

Natura

Por quê: somos apaixonados pela beleza e pela forma como isso se apresenta na natureza.

Como: a forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo mesmas e com os outros.

O quê: através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

 

Próximos passos

Acesse aqui o nosso material exclusivo sobre gestão de carreira e faça a sua Roda da Vida. Com isso em mãos, crie o seu Golden Circle pessoal, isso pode ser um divisor de águas para a sua vida. Acredite.

 

Ao entender o que é Golden Circle você e sua empresa passarão a agir sempre de dentro para fora, no intuito de mostrar o porquê de fazerem ou venderem alguma coisa.

 

Essa linha de pensamento inovador, mostra que o foco está sempre no propósito de realizar algo pelo qual se acredita, e fica muito mais fácil ter retorno de algo que pode ser um propósito em comum com outras pessoas.

 

Quando uma empresa busca novos colaboradores, buscar por pessoas que tenham princípios alinhados com o da empresa, tornam a comunicação muito mais efetiva, melhorando não só o desempenho desse profissional, mas também elevando o serviço oferecido pela empresa, que terá colaboradores alinhados com os seus propósitos, trabalhando por um objeto comum, potencializando a comunicação, inspiração das pessoas, motivação e atingimento dos resultados de forma muito mais fluida e positiva.

 

Gostou de saber mais sobre o Golden Circle e conhecer alguns cases de sucesso?

Para dominar de vez essa metodologia, visite o site oficial de Simon Sinek (link nas referências) – e, claro, não deixe de conferir os livros Comece pelo Porquê e Encontre o seu Porquê.

 

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Referências:

 

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