No mercado atual, existem diversos profissionais e formatos disponíveis para empresas e pessoas que precisam de orientação para resolver e/ou identificar problemas. Mas qual a diferença entre eles? E como saber qual é o ideal para a sua empresa? 

A consultoria empresarial é uma das principais opções, cujo objetivo é diagnosticar e corrigir problemas através de um planejamento que possibilite o crescimento saudável e sustentável da instituição. 

Nesse post, você vai entender melhor o que é uma consultoria empresarial, como ela funciona, quais são os seus benefícios, quando e por que utilizá-la, e como escolher a consultoria perfeita. 

O que é consultoria empresarial? 

A consultoria empresarial é um serviço prestado por profissionais autônomos ou empresas especializadas que, como mencionamos, busca identificar e solucionar problemas, principalmente na área de gestão, auxiliando o empreendedor no desenvolvimento de seu negócio. 

O consultor ou consultora pode trazer um olhar crítico e especializado sobre as mais diversas áreas, como a gestão dos processos internos e como maximizar sua eficácia, otimização dos recursos financeiros, planejamento estratégico e plano de negócio, gestão de pessoas e equipes, entre outras. 

Como funciona uma consultoria empresarial? 

É importante ressaltar que a consultoria é feita de forma colaborativa entre a empresa, principalmente gestores, que levam seus maiores desafios e as particularidades de seu negócio, e os consultores, que trazem propostas de melhorias que se adequem àquela realidade. 

As consultorias não possuem um modelo específico, justamente para que possam se adaptar a cada empresa, mas algumas etapas estão presentes na maioria delas: 

  1. A empresa e o consultor se reúnem para entender os objetivos, expectativas e possibilidades daquele serviço; 
  2. É feita uma análise os dados fornecidos pela empresa: essa análise pode ser feita de várias formas diferentes. Por exemplo, pense em uma empresa que está há 20 anos no mercado e se encontra concorrendo com uma startup emergente que já está ganhando o mercado com uma velocidade impressionante. Nessa situação, uma consultoria de inovação, por exemplo, poderia auxiliar avaliação do modelo de negócio atual da empresa e ajudá-la a construir um modelo mais enxuto, apresentando novas ferramentas de mercado e trazendo estatísticas e uma visão complementar sobre este cenário. 
  3. A partir dessas informações, é apresentada uma proposta de como resolver os problemas, maximizar recursos, melhorar processos e outros insights. No exemplo acima, poderíamos utilizar o recurso da matriz SWOT e construir OKRs que ajudassem no objetivo de reconquistar o mercado. 
  4. Com a proposta aprovada, é hora de colocar a mão na massa. Aqui, o consultor oferece apoio e orientação para a aplicação das melhorias sugeridas. Seguindo nosso exemplo, poderíamos realizar um workshop com o time estratégico da empresa para construção do plano e detalhamento das ações. 

É possível perceber que, mesmo que a consultoria empresarial tenha o objetivo de trazer melhorias para a empresa, ela não é responsável pela tomada de decisão, ou seja, os gestores podem optar por não seguirem as orientações dos consultores.  

Por isso, para que o resultado seja efetivo, é importante que todos estejam abertos para o processo e as mudanças sugeridas. 

A consultoria empresarial também envolve líderes e membros da equipe da empresa.

Imagem: A consultoria empresarial também envolve líderes e membros da equipe da empresa. 

Benefícios da consultoria empresarial 

O principal benefício da consultoria empresarial é oferecer ao cliente o “caminho das pedras”, ou seja, atalhos que podem ser utilizados para chegar ao objetivo estratégico maior. Como consultor, preciso estar sempre atualizado e buscando novas metodologias e soluções para meus clientes, com isso, acabo criando uma “caixa de ferramentas” estratégicas viva e orgânica, com base no que minha equipe e eu construímos juntos.  

Além disso, devido à visão externa da consultoria, acabamos identificando situações e analisando problemas com um olhar diferente daquele de quem está dentro do cenário. Desta forma, conseguimos trazer também novas soluções. 

Abaixo uma lista dos primeiros impactos que geralmente são percebidos por nossos clientes durante uma consultoria: 

  • Melhorias expressivas na organização das atividades dos colaboradores; 
  • Otimização do tempo; 
  • Clareza na definição de objetivos, público-alvo, persona e indicadores; 
  • Melhorias no desenvolvimento e execução de planos de ação; 
  • Otimização de recursos financeiros; 
  • Identificação e ação sobre os pontos fortes e fracos da empresa.
  • Tudo isso permite que a empresa ganhe escala e cresça de forma estruturada, saudável e sustentável. 

Quando utilizar a consultoria empresarial? 

Agora que você já entendeu por que contratar uma consultoria empresarial e como ela funciona, pode surgir a dúvida: mas como saber se a minha empresa precisa desse serviço? Qual tipo de empresa pode contratar uma consultoria? 

No geral, qualquer instituição pode utilizar serviços de consultoria – independentemente do porte, tempo de existência, modelo de negócio ou segmento de atuação. Porém, existem alguns sinais de que a sua empresa pode estar precisando da ajuda de um consultor, tais como: 

  • Colaboradores sobrecarregados e/ou que fazem de tudo um pouco – isso indica que os processos não estão organizados nem bem-definidos; 
  • Empresa sem metas alcançáveis e indicadores – as metas precisam ser tangíveis, quantitativas, possíveis de serem medidas; 
  • Os recursos não são bem utilizados; 
  • A organização está estagnada, não consegue crescer. 

Caso você tenha dúvida de que realmente é a consultoria de que sua empresa precisa, entre em contato com a Move42 e agende uma reunião com nossa equipe comercial para tirar todas as suas dúvidas e saber se essa é a escolha certa para você. 

Como escolher uma empresa de consultoria empresarial 

Por fim, e talvez uma das perguntas mais importantes: Como escolher a opção certa de consultoria para a minha empresa? 

Separei três dicas importantes para que você fique atento ao realizar sua pesquisa. 

  1. Analise cases de sucesso: quando você conhece os detalhes de outros projetos realizados pela consultoria, fica mais fácil identificar a qualidade do serviço que está sendo oferecido e se aquilo realmente faz sentido com o que você está buscando. 
  2. Entre em contato com clientes já atendidos: a maioria das consultorias disponibiliza em seu site ou LinkedIn o nome de outros clientes que já atendeu. A partir disso, entre em contato com os responsáveis dessas empresas e entenda quão satisfeitos eles ficaram com as entregas. 
  3. Alinhe expectativas e valores: ao conversar com empresas, seja bem claro quanto ao que você espera daquele serviço, quais resultados deseja alcançar com ele, e entenda se aquela instituição realmente pode oferecer aquilo que você precisa. Com isso, tenha certeza de que os valores passados estão de acordo com a proposta de valor que será agregado. 

Espero que esse artigo tenha sido útil para sanar suas dúvidas sobre a consultoria empresarial. Caso ainda tenha dúvidas, clique aqui para agendar uma reunião comigo ou aqui para falar com a Move42. 

Compartilhar: